A Cabanha

A decisão de criar animais da raça charolesa foi tomada por mim contando com o apoio do meu pai Senhor José Fonseca, inicialmente embasado em resultados visualizados em leilões de gado de corte, onde a raça demonstrava um grande sucesso, destacando-se de todas as outras raças, com animais precoces, com as melhores médias de ganho de peso e padronização dos lotes, sendo os mais valorizados do mercado.

Bem, este foi o primeiro passo: escolher a raça ideal, para oferecer ao mercado consumidor o produto mais desejado: bezerros fortes, carcaça boa, precoce e lotes padronizados, são bons reprodutores com alta fertilidade, rusticidade, resistem às baixas e altas temperaturas, melhor qualidade de carne com maciez e suculência, entre outras.

Em 1999 numa segunda fase, contando com o incentivo e apoio incondicional do meu pai, adquiriram-se os primeiros Touros Puros de Origem (P.O) da raça que foram usados inicialmente em cruzamentos com diversas raças alcançando grande produtividade e melhoramento genético do rebanho.

Em 2002 adquiriram-se as primeiras Vacas P.O da raça, as quais foram cruzadas com os touros P.O adquiridos anteriormente, passando a produzir os primeiros terneiros P.O na propriedade e assim fazendo parte da Associação Brasileira de Criadores de Charolês (ABCC).

Em 2003 recebemos um convite do Senador Dr. Luiz Alberto Martins de Oliveira para o seu leilão com animais de elite da raça charolesa, que seria realizado em sua propriedade, nesta ocasião eu e meu pai nos apaixonamos por esta raça tão bela e forte, com traços raciais mundialmente conhecida pela sua alta conversão alimentar, precocidade e habilidade materna.

A partir de então passamos a adquirir cada vez mais animais, comprando em todos os leilões da raça charolesa do Estado, comprando embriões do RS e PR, e comprando do exterior sêmen francês, inglês, canadense e americano, dando início à Cabanha Fonseca.

Em 2005 a Cabanha tomou grande proporção sendo necessária a mudança de suas instalações com diversos investimentos. Neste mesmo ano começamos a participar de exposições já na primeira exposição que participamos conquistamos o título máximo “Grande Campeão” com o touro Golpeador 638.

Em 2006 participamos de todas as Exposições de Santa Catarina, conquistando a principal: a Festa do Milho (Femi/Xanxerê) fazendo o “Grande Campeão” novamente com o touro Golpeador 638 o qual se tornou um fenômeno.

Através dos excelentes resultados obtidos nas exposições foi a primeira e até os dias de hoje única a receber cachê para participar de eventos levando amostras de animais da raça.

O primeiro grande destaque da Cabanha foi o “Golpeador 638”, que participou de 15 Exposições de Campeonato, de 2006 a 2008, em todas elas ficou campeão. Conquistou 12 vezes o título máximo de “Grande Campeão” e uma vez que foi criado o título de “Supremo Grande Campeão” o Golpeador ficou com o titulo. Coletou sêmen na Central; Tem vários filhos e filhas “Grandes Campeões”; Fez um sucessor que é o “Gato” seu filho; Foi o principal animal nos parques que passou, milhares de fotos tiradas pelo publico; Reconhecido por todos os veterinários, criadores e jurados: como o melhor exemplar da Raça Charolesa em 2006, 2007 e 2008. Seu sucessor o “Gato 50” conquistou os principais títulos do Estado tornando-se “Supremo Grande Campeão” de Santa Catarina em 2009 e “Grande Campeão” 2010 e 2011.

A Cabanha ainda dispõe de outros campeões em pista e funcionalidade, como: Seleta, Bina, Nata, Guana, Juina, Namorada, e o Guri filho da “Grande Campeã” Namorada e atualmente é a grande revelação da Cabanha.

 

A Cabanha realiza anualmente um Leilão que se tornou um grande evento na região, com reconhecimento pela Associação Brasileira de Criadores de Charolês, como grande divulgador e disseminador da raça charolesa.

Mas o principal de tudo isso, e o mais importante, e que ainda não salientei, é o fato de ter conhecido pessoas que se tornaram grandes amigos e companheiros, juntos levamos a bela raça charolesa a todas as partes do sul do Brasil. O importante é que continuei ligado à atividade agropecuária, unindo trabalho e satisfação, trazendo com isto qualidade de vida e união a toda a minha família.

 

René Fonseca

Confira Algumas Fotos

img